O Melhor de A Usurpadora no Face

HISTÓRIA

,

Enredo

Fonte: WIKIPÉDIA
Duas mulheres idênticas fisicamente, mas dissemelhantes quanto ao eu interior, se encontram por casualidade.
Paula Martins, uma viúva pobre e humilde, vive no litoral mexicano e possui duas filhas recém-nascidas, Paola e Paulina, porém, devido a sua situação lastimável de miséria em que vive, não tem condições de criar duas filhas e decide doar uma das meninas. Ela acaba sentindo-se na obrigação de entregar Paola a um casal milionário de espanhóis que passavam férias naquela região. Assim, Paola se torna uma senhora elegante, distinta, bem vistosa e bastante traquejada socialmente. A ela é destinada uma vida de bem estar, prazeres, jóias, ótima educação, riqueza e muita diversão, o que a torna uma mulher perversa, fria e calculista. Enquanto que Paulina, cresce em presença da mãe, enfrentando grandes dificuldades na vida devido a pobreza e verdadeiro estado de mendicância a qual vivem em uma cabana rústica perto da praia.
A gêmea Paulina cresce e se torna uma moça inteligente, de caráter nobre, que apesar das terríveis dificuldades e necessidades que passa, demonstra sensibilidade e bondade. Ela é noiva do ambicioso Osvaldo, revezando o seu tempo também para os cuidados com a sua mãe enferma, que está prestes a morrer devido a tuberculose, fato que a deixa desesperada, pois não tem dinheiro para pagar o tratamento da mãe. Paulina é uma moça religiosa, virgem, tradicional, que quer se casar na igreja e dar uma vida melhor para a mãe, porém não sabe que Osvaldo tem uma personalidade egoísta e duvidosa e que a trai constantemente com diversas mulheres.
Enquanto isso, Paola, que crescera em um ambiente favorecido e de riquezas, sai da Europa, onde morava, e vai viver no México, onde casa-se por puro interesse com Carlos Daniel Bracho, um empresário viúvo com personalidade suscetível e de opinião maleável. O mesmo está em seu segundo casamento e possui dois filhos: A espevitada Lizete Bracho e o problemático Carlinhos Bracho.
Ardilosa, após seu casamento com Carlos Daniel, Paola passa a viver um eloquente caso extraconjugal com o cunhado, o inescrupuloso e galanteador Willy Monteiro. Ele é casado com Estephanie Bracho, que após a descoberta do romance entre o marido e a cunhada, se torna uma mulher amargurada e ressentida com a vida. Passa a se vestir de forma horrível, toda de preto com roupas longas, e nada convencional. Atormentada pelos sentimentos que a afligem, vive rezando e obcecada com religião, e passa a odiar Paola, que debocha de Estaphanie a todo momento.
A gêmea rica é uma mulher de vida promíscua e marcadas por um contexto de futilidades. Dedica todo o tempo a gastar o dinheiro do marido para comprar vestidos e perfumes, além de se entreter com amantes e viagens para o exterior. Depois de alguns anos, Paola começa a considerar a vida de casada exaustiva e pretende fazer algo para mudar.
O destino, para a felicidade de Paola , coloca essas duas irmãs frente a frente novamente e Paulina tem sua vida totalmente modificada por Paola.
Paola, frustrada e cansada de viver com a família, resolve viajar com um amigo da adolescência e também seu amante, Luciano Alcântara. Nessa viagem encontra Paulina em um toalete de senhoras, em que Paulina trabalha como diarista e ganhando um mísero salário.
Ao encontrar aquela jovem, Paola se espanta tamanha semelhança entre elas duas, mas Paulina não as acha tão parecida. Paola vê na jovem uma oportunidade perfeita de se ver livre de sua família: A usurpação - ela propõe a Paulina que se passe por ela durante um ano na mansão da família de seu esposo-. Indiretamente, Luciano faz parte do plano de Paola. Paulina, ao saber das pretensões daquela mulher má, não se deixa levar por inúmeras propostas feitas a ela em troca de um bom dinheiro que resolveria todos os seus problemas. Apesar da mãe tuberculosa precisar comprar remédios, a infeliz gêmea pobre não se deixa abalar pelos planos malignos de Paola, que para obrigar a moça a aceitar seu plano diabólico, arma-lhe uma cilada: Coloca em sua bolsa uma joia sua de valor milionário e acusa-a de roubo na frente de todos. Esperta, a gêmea má se faz de chocada e não permite que a menina ladra seja presa. A sós, Paola ameça Paulina, dizendo que a colocará na cadeia, e perplexa, Paulina acaba aceitando o crime de Usurpação. Em troca, Paola garante um boa quantia em dinheiro no fim do acordo. Então Paola retira a queixa de roubo da delegacia e deixa Paulina livre, mas presa em suas mãos.
Durante 6 dias, Paola instrui a jovem pobre de como ser uma mulher refinada. Paulina sendo uma jovem observadora e atenciosa, consegue imitar de forma aparente Paola Bracho. Porém, pede para não fumar cigarros, como fuma a sósia, como até então pensam ser. Paola também a entrega seu diário com confissões quentes e pessoais, que Paulina terá que ler para se passar por ela, lendo sobre seus gostos, seu passado e sua relação com a família. Paulina tem seus cabelos longos cortados acima da altura do ombro, como é o de Paola e passa por um banho de loja para ficar como é a Senhora Bracho.
Nesse meio tempo, Paulina tem uma grande decepção com Osvaldo: Ela descobre que ele a trocou por uma mulher bem mais velha e extremamente rica, e que ele está muito bem de vida na capital. Outra terrível notícia é a morte de sua mãe, que a deixa em profundo estado de depressão. Vendo que nada mais a prende na sua cidade, e ameaçada, ela dá continuidade ao plano de Paola Bracho.
Ao chegar a casa dos Bracho, sem ser reconhecida por sua aparência completamente idêntica à de Paola Bracho, ela se vê entre uma família desestruturada pela mesma e percebe que há pessoas que precisam de sua grande dedicação naquele lar. Na mesma hora que o vê, ela fica perdidamente apaixonada por Carlos Daniel, mas decide jamais corresponder a essa paixão, pois ali ela sabe que se passa por outra mulher, para sua infelicidade.
Paulina, então, começará a mudar a vida da família Bracho, se tornando um anjo na vida de cada qual que necessite de sua presença e de suas palavras confortadoras, conseguindo contribuir e modificar positivamente o destino de todos os que lhe cruzam o caminho, mas não sem antes sofrer e pagar caro por todos os erros cometidos por Paola no passado.
Paulina terá que enfrentar as chantagens dos amantes de Paola, que incitam a jovem a continuar com os romances extraconjugais, como Willy e o pintor Donato Dangelles. Como desculpa , "Paola" se diz regenerada, que se arrepende de seu passado sujo, e se a nega continuar a manter os romances casuais, mas Donato passa a chantageá-la, dizendo que se "Paola" não voltar para ele, mostrará para Carlos Daniel um quadro dele em que a pintou nua. Com muito esforço, a usurpadora consegue se livrar da chantagem destruindo a tesouradas o quadro.
Para o "marido" , a usurpadora se diz muito doente e vê "seu" casamento acabar, pois Carlos Daniel não aceita a mudança radical de "Paola", que passa a dormir em um quarto seprado do dele. Paulina por sua vez, se nega a manter relações sexuais com um homem que não é seu marido e Carlos Daniel fica com muita raiva, sem entender essa atitude da "esposa". Todos se surpreendem na casa, inclusive Estephanie, que é constantemente bem tratada por ela. Estephanie, acreditando não passar de um plano diabólico e hipócrita, achando que "Paola" está armando um novo golpe, inicia uma série humilhações e perseguições a nova "Paola".
Paulina passa a ajudar todos na casa, ser amábil e dedicada com Lizete e Carlinhos, e retirar Piedade do vício do álcool, já que Paola incentivava a matriarca dos Bracho a ser alcoólatra. Todos ficam chocados com essa mudança, já que a verdadeira Paola maltratava a todos, inclusive seus enteados. Paulina passa a ser uma verdadeira mãe para Lizete e Carlinhos, ensinando eles a não serem mimados e a se tornarem independentes logo cedo, tudo com paciência e amor, e os defendem de Estephanie, que maltrata os sobrinhos.
Passado algumas semanas na casa ela decide trabalhar na empresa da família e passa a comandar tudo, reerguendo a fábrica de cerâmica da falência, pois odeia viver passeando e gastando, como Paola adorava. Paulina gosta de trabalhar e de enfrentar desafios na vida profissional. Ela surpreende Carlos Daniel, que cada dia mais fica mais confuso acerca da nova mulher.
Enquanto isso, Paola está viajando de navio pelo mundo com mais um de seus amantes: O milionário Alexandre Farina, além de sair com alguns outros no meio da viagem.
Entre os obstáculos da casa Bracho, a usurpadora também enfrentará Lêda, prima de Carlos Daniel, com quem ele mantinha um caso quando solteiro. Assim como Paola, Lêda é escandalosa e descarada. Ela não perde a oportunidade de conquistar o empresário, que devido a crise em seu "casamento" acaba por ceder e vai para cama com Lêda em algumas ocasiões. Lêda tem o sonho de se transformar na nova Senhora Bracho e usará de todo mal para isso.
Paulina lê o diário de Paola e a cada dia se assusta com a vida de crimes, mentiras e traições dessa terrível mulher. Nos momentos em que estão próximas, Paulina demonstra notável antipatia por Lêda, como estava escrito no diário, ela e Paola eram inimigas e Paulina devia se comportar como tal. Paulina então começa a se comportar como a verdadeira Paola Bracho, mas agora mais decidida e inteligente, dedicada e correta, o que causará estranheza para Lêda, que mesmo assim fará de tudo para destruir a rival.
A usurpadora também conhece o milionário Douglas Maldonado, um ex-amante de Paola, com quem cria uma relação de afetividade e respeito. Ao conhecê-lo se depara com um homem amargurado e infeliz que com a sinceridade e ternura de Paulina acaba se apaixonando por ela. Mas ela faz por lembrar a antiga paixão do milionário, que foi a causa de todo o seu abatimento emocional, a suposta "Noélia", que na verdade se trata da verdadeira Paola, que fingiu se chamar Noélia, seu um golpe no milionário e fugiu, mas ele ficou apaixonado e perdeu toda sua vida sofrendo por ela.
Ao longo de 1 ano, as gêmeas se comunicam por telefone, uma informando a outra sobre o que ocorre. Após alguns meses sem se comunicar com a verdadeira Paola, a usurpadora fica sabendo através de Luciano Alcântara que ela haveria morrido em um acidente de carro em Mônaco. Paulina se desespera com medo de ter de passar a vida inteira por uma mulher de caráter desvirtuado, com a qual ela não se parecia em nada, e passa a ser constantemente chantageada pelo inescrupuloso Luciano, que havia voltado da Europa com Lêda, e por coincidência descobre que a amante pertence a família da ex-amante Paola.
Em todo esse tempo, tudo se transformou: Estephanie se torna bela e atraente como antes, se reconcilia com o marido e engravida, apesar de continuar a desprezar "Paola"; a fábrica da família passa a gerar mais lucros; e Piedade volta à empresa administrando, mesmo tendo muita idade. Tudo está bem e tranquilo, a não ser pelo fim do prazo da Usurpação.
Todos na casa desconfiam da mudança repentina de Paola chegando a desconfiar que se trata de outra mulher. Contudo, Piedade Bracho se mostra convicta da usurpação. Ela cria verdadeira admiração pela usurpadora.
Paola que conseguira escapar por milagre do acidente, não ficando paraplégica, se recupera pouco a pouco e está decidida a retornar a sua vida familiar a qual vivia na casa Bracho. Então, ela envia uma carta a sósia, informando que em breve que ela voltará. Ao receber a carta, Paulina descobre a farsa de Luciano, que afirmou que Paola morreu e chantageava Paulina, que se angustia com o retorno de Paola.
Paulina passa a ter o mesmo sonho todas as noites: Um dia no qual todos felizes e festivos, eram surpreendidos com a chegada de Paola, toda de vermelho, andando em direção a Paulina, com muitos policiais, mandando prendê-la por usurpação. Ser presa a qualquer momento aterrorizou Paulina durante 1 ano. Recuperada do acidente que sofreu de carro, disposta a lutar pelo seu antigo lugar, Paola planeja retornar e mandar Paulina para a cadeia.
Luciano, mancomunado com Lêda, sabendo que a verdadeira Paola irá voltar, passa a chantagear Paulina e exige dela, a falsa "Paola", um quantia alta de dinheiro, no valor de 200.000.000 dólares. "Paola" alega que o dinheiro não é de sua posse e portanto só concede 30.000.000, daí então Luciano resolve contar a verdade a família Bracho sobre o que ocorreu no último ano com Paola e o porquê daquela mudança.
Luciano então, com raiva de Paola por ela o ter desprezado e ter arranjado outro amante, e porque Paulina não lhe deu mais dinheiro, conta toda a verdade a Carlos Daniel, inclusive sobre ter sido amante de Paola e que ela tinha muitos homens. Ele fica chocado e custa a crer que a mulher com quem conviveu por todo esse tempo o traia e que durante 1 ano, sua esposa foi na verdade uma criminosa usurpadora, assim ele pensa. Paulina se desespera por completo ao saber que fora descoberta. Carlos Daniel junto com a família, a princípio a tratou normal como Paola, e planejavam chamar a polícia para ela, mas por Paulina ter ouvido a conversa de Luciano e Daniel, soube de tudo antes, e foge da casa Bracho, mas antes, exige de Lalinha - a emprega fiel e que abusa da genorisidade da Patroa - a entrega de seu diário a Carlo Daniel, pois está disposta a desmascrar Paola de uma vez por todas e sumir da vida dessa família.
Paola retorna, ao saber que Paulina fugiu, achando que estaria tudo como antes e que seus segredos estão bem guardados, e mal sabe que eles já foram parar nas mãos de Carlos Daniel. Ela chega inventando muitas mentiras contra a usurpadora - inclusive alegando que Paulina havia proposto a usurpação para poder viver no luxo e na riqueza em seu lugar. Carlos Daniel, até então não sabendo sobre as traições de Paola, pois não leu o diário, e nem acreditou no que Luciano disse, acredita que a esposa foi forçada a se afastar de casa e que Paulina é uma mulher muito perigosa. Ele põe a polícia atrá dela para colocá-la na cadeia.
Com isso, a família Bracho fica ao lado de Paola, achando que Paulina a sequestrou por 1 ano e tomou seu lugar. Assim, Paulina é encontrada tentando ir embora da cidade, e é presa por falsidade ideológica.
Após Paulina ter fugido, Carlinhos ainda não soube que ela foi presa. Ele se encontra manco devido a uma queda de cavalo e resolve ir atrás dela pelas ruas, e como não conhece direito as ruas da cidade, acaba se perdendo, sofre um acidente e tem um lapso de memória. Ele é encontrado por duas irmãs miseráveis; Uma delas irá exigir dinheiro para entregar o garoto, e acabará presa. A outra cuidará do menino com toda dedicação até achar a família dele.
Paola continua na mansão Bracho se fazendo de vítima, sem saber que o marido já sabe de seu passado. Carlos Daniel, que através de Luciano passa a conhecer a vida escandalosa da esposa, passa a rejeitar Paola alegando também estar doente como ela esteve durante esse ano que se passou, e ele mesmo com ódio, não revelou a Paola que descobriu todo o seu passado imundo de diversos homens que teve. Paola acha estranho o marido não a querer mais e passa a desconfiar de que ele sabe sobre as traições. Willy, agora fiel, não deseja mais envolver-se com Paola; que fica com raiva. Estaphanie a ignora e debocha da ingenuidade da rival; Piedade longe dos vícios,passa a desprezar Paola. Então ocorre uma briga em que Carlos Daniel pede o divórcio e joga na cara dela todas as traições e diz que encaminhou o diário dela ao juíz como prova de traição. Paola se desespera, e decide se vingar de Paulina, que entregou o diário a Carlos Daniel. Paola, então, decide então ir embora da casa Bracho, para não assinar o divórcio e não perder seus direitos. Carlos Daniel também expulsa Willy de casa, já que ele era amante de Paola. Estefanie fica desesperada e passa a brigar com todos na casa.
Paola consegue refúgio na mansão de Douglas Maldonado que está cada vez mais apaixonado pela mulher que ele acredita tê-lo curado da insensatez e amargura a qual vivera durante a fuga de Noélia, ou seja, ele passa a acreditar que Paola é Paulina, já que Paulina quando se passou por Paola contou a verdade a ele, pois até hoje ele odeia Paola, que se passou por Noélia e lhe deu um golpe. Vendo que ele não sabe que quem está com ele é a verdadeira Paola, ela passa a ser sua amante novamente, que para ele, seria a primeira vez, pois acha que ela é Paulina. Ele até acha estranho, pois Paulina só era sua amiga, mas aceita ela desse novo jeito.
Fingindo ser Paulina e vivendo como amante Maldonado, ela aceita a proposta de morar com ele fora do País. Daí então, Paola já sabendo que fora descoberta, foge com o milionário para a Grécia, mas ele pensa que ela é Paulina e que apenas deixou de usurpar o lugar de Paola.
Paulina desespera-se com a notícia do desaparecimento de Carlinhos e da cadeia, resolve entrar em contato com os Bracho. Os Bracho evitam escândalos, acreditando que Carlinhos foi sequestrado pela usurpadora antes dela ser presa e que deixou o menino com alguém, e exigem dela a verdade, mas ela se ofende muito e garante que jamais sequestraria uma criança, que ama os filhos de Carlos Daniel como seus próprios e que não é uma bandida perigosa que tem uma quadrilha. Chorando muito, ela diz que não tem nada a ver com o desaparecimento de Carlinhos, o que desespera a família por completo.
Por bom comportamento na cela, Paulina ganha sua liberdade condicional, antes do julgamento. Paulina, então, arranja um emprego e passa a estar trabalhando de acompanhante de senhoras na casa de uma madame rica chamada Lourdes. Depois de um tempo ela descobre que fora vítima do triunfo desta mulher, já que Osvaldo, seu ex-noivo, é o marido desta senhora. Ele, que despreza a mulher já idosa, e a trai com diversas outras, passa a assediar sexualmente Paulina, que tenta se livrar dele a todo momento.
A gêmea boa se desespera e decide largar esse emprego, voltando a casa dos Bracho e oferecendo ajuda para encontrar Carlinhos. Eles avisam-na que Paola retornou, porém que não está mais na casa e ninguém sabe se ela volta, já que ela foi desmascarada. Disposta a enfrentar tudo, Paulina volta à casa Bracho e reencontra Piedade, assim descobrindo a fuga de Paola com Maldonado, tentado avisá-lo que está com ele é a Paola verdadeira.
Piedade orienta a usurpadora a se passar por Paola, já que se descobrissem que é Paulina que está ali, poderiam chamar a polícia para ela, e assim Paulina perderia sua liberdade condicional. Com certa resistência, ela acaba aceitando, e passa a brigar muito com Carlos Daniel, que quer o divórcio assinado. Não suportando mais essa situação, Paulina resolve fugir.
Em meio aos conflitos, novos problemas afligem a Fábrica Bracho, e novamente Piedade pede que Paola bvolte e resolva os problemas da fábrica, já que Carlos Daniel está com muitos problemas e não tem condições de assumir nada. Paulina retorna, como ela mesma. Muito contrariado, Carlos Daniel aceita que ela resolva os problemas da fábrica, mesmo achando que ela é uma criminosa. Desta vez, ela conquista o carinho e a confiança da Família Bracho, menos de Lêda e Estephanie.
Paulina passa a morar na mansão ajudando a família a reencontrar Carlinhos, mas Daniel, por mais que esteja apaixonado, não admite isso e continua achando que ela o sequestrou. Andando pela rua, Paulina encontra Carlinhos desmemoriado em uma praça, e a família Bracho, com exceção de Piedade, continua acreditando que era a usurpadora quem realmente tinha sequestrado o garoto, e não entendem porque ela quis devolvê-lo e Paulina sofre muito com essa acusação, apesar de amar Carlos Daniel, está muito triste com ele. Ela decide sair da mansão, arranja um emprego e passa a morar sozinha em uma casa alugada.
No exterior, a gêmea ardilosa se entrega a Douglas, que ao observar bem os detalhes, descobre a farsa de Paola, que na verdade se trata da mesma Noélia. Ele também nota a diferença entre a Paola dócil e simples, refinada e muito respeitável que conhecera, e esta, envolvente, provocante e infiel. Paola traía Douglas na Grécia com um cantor havaiano. Douglas então, demonstra todo seu ódio por ela, e a chama de Noélia, a mulher que por um tempo o enganou e o roubou, brincando com seus sentimentos. Paola diz que só foi com ele na viagem para ir embora da mansão, já que Paulina revelou sobre as traições dela ao marido. Maldonado e Paola começam uma briga muito feia, com agressões, mas ela passa muito mal e desmaia.
Sem saber, no acidente de Mônaco, Paola desenvolvera na cabeça uma dilatação anormal de uma artéria cerebral que leva à ruptura da mesma no local enfraquecido e dilatado, ou seja, um coágulo. Daí então, passa a desenvolver sintomas de perda de consciência, acompanhada de vômitos e convulsões. Ela é encaminhada ao Hospital onde fica internada e passa por tratamento. Não se vendo em condições de cuidar de Paola, Douglas volta a cidade e entrega Paola na Clínica San Lorenzo onde paga por todos os gastos de Paola até que ela se recupere. Ele informa a Família Bracho sobre o estado lastimável da amante.
Nesse tempo a polícia com base em denúncias de Lêda e Willy, e nas investigações do caso Carlinhos Bracho, passa a investigar a vida de Paola e Paulina. No litoral mexicano, Filomena, amiga de Paulina, descobre uma carta deixada por Paula na cabana que ela e a filha viviam. Ao ler a carta, ela se espanta, e descobre que Paulina e Paola são irmãs gêmeas. Ela envia a carta a capital que acaba nas mãos da polícia e assim Paulina se comove muito, acaba por descobrir que essa mulher que fez sua vida virar de cabeça para baixo é sua irmã gêmea. A família Bracho é informada disso e todos se chocam.
Estefanie decide sair de casa com o filho e vai morar com Willy em uma apartamento alugado. Ele nunca conseguiu ser fiel a esposa, e sempre viviam brigando. Ele então se envolve com uma empregada da Fábrica, a interesseira e fogosa Viviana, noiva de Leandro, supervisor, o que gera transtorno e brigas entre Estefanie e o marido. Estefanie se sente mal por saber que o marido só casou com ela por interesse, e ele passa a pedir o divórcio e a parte na qual ele tem direito.
Paulina, que nesse tempo estava morando sozinha em uma casa alugada, volta a casa dos Bracho e novamente se passa por Paola, só Piedade sabendo da verdade, já que Carlos Daniel quer o divórcio e precisa de Paola para assinar os papeis. Ao voltar, Carlos Daniel, achando que ela é Paola, passa a brigar muito com ela, pedindo o divórcio e vivendo em guerra, jogando na cara dela todas as traições o que se torna insuportável para Paulina viver. Ela diz a Carlos Daniel que é Paulina e que o ama mais que tudo, lhe dando um inesquecível beijo. Ela diz que nunca foi culpada e que Paola é a verdadeira criminosa que a forçou a usurpação. Paulina então vai embora da mansão mais uma vez e decide ficar na cadeia cumprindo pena até o julgamento, e abdica de sua liberdade condicional. Carlos Daniel passa a pensar nela com mais frequência e passa a admitir que está apaixonado por ela.
Enquanto isso, Paola Bracho se recupera de seu coágulo cerebral de forma rápida. Porém, não demonstra isso à comunidade médica, que acredita na invalidez dela, que não se comunica, nem anda, nem fala. Ela se posta como morta-viva. Até que um dia, em que se arrumando em seu quarto é desmascarada por Elvira, a enfermeira que cuida dela, que exige muito dinheiro pelo silêncio; Elas, então, se tornam cúmplices; Paola exige voltar à casa que ainda lhe era de direito, mas o marido a odeia e a despreza e não permite seu retorno. Fingindo-se de "inválida", ela passa a causar grandes transtornos e desestabiliza toda a família novamente.
Enquanto isso, Paulina encontra-se presa na penitenciária de mulheres e aguarda seu julgamento. Está sendo acusada de, além da falsidade ideológica, também pe suspeita de ter sequestrado Carlinhos, que ainda não recuperou a memória e não sabe quem cuidou dele nesse período. Carlos Daniel pensa em retirar a queixa de suspeita de sequestro, mas a polícia não permite pois quer investigar melhor.
A gêmea presa decide se declarar culpada para livrar a família de um escândalo desastroso e livrar Paola da cadeia, já que ela acredita que a irmã está inválida, pois é muito bondosa e pensa mais nos outros quem em si própria. Contudo, o advogado, Edmundo Cerrano, que após tentativa de contratação por parte de Osvaldo na defesa de Paulina, sente-se no dever moral de defender Paulina. Ele não exige qualquer remuneração financeira. Edmundo acaba por se apaixonar pela detenta. Mesmo com o depoimento falso de Paola no tribunal, que afirma que Paulina é a culpada da usurpação, Paulina consegue ser absolvida, também por Carlinhos ter recuperado a memória. Paulina decide dedicar sua vida a cuidar de Paola, que garante sua volta a casa dos Bracho, mas Paola tem em mente assassinar Paulina e Carlos Daniel.
Ao descobrir o escândalo das irmãs gêmeas, Douglas doa toda a quantia em dinheiro a Paulina Martins, que passa a ser milionária e dona da Fábrica de Cerâmicas dos Bracho, que foi vendida para Maldonado para pagar dívidas.
Daí então Paola passa a utilizar meios legais para inserir-se novamente na casa de seu marido, já que ainda não se divorciou dele. Finalmente, Paola volta a mansão e começa a planejar maneiras de saquear e empobrecer a família.
Enquanto isso, Carlos Daniel fica divido entre a paixão pela Secretária Verônica Soriano, com quem teve um caso, e o amor de Paulina, a quem não esquece. Verônica deixa claro, depois de certo de tempo, que o amor entre os dois é impossível pois ela gosta de outro. E Paulina já informara que jamais trairia a irmã gêmea com seu próprio marido, por mais que Paola merecesse.
O neto caçula da Família se desespera e resolve viajar, onde conhece Isabel. Uma jovem perspicaz e atraente, que logo percebe o amor de Carlos por Paulina e que ajuda Carlos Daniel a conquistá-la, mas antes os dois tem um caso.
Antes de se divorciar, Paola encomenda um carro que acaba por ser pago pela irmã milionária, Paulina. Paola odeia a irmã caridosa, já que acredita que ela se faz de sonsa e boa, quando na verdade têm a intenção de seduzir seu marido. Ela tem muito ódio por descobrir que aquel diarista a quem conheceu, uma jovem pobre e ingênua é sua irmã gêmea.
Willy continua a se envolver com Viviana que acaba se entregando a ele devido a uma joia de diamantes que lhe foi entregue de presente. Viviana o queria por interesse, para subir de cargo na empresa onde trabalha, já que ele é marido de Estefanie e poderia influenciá-la a falar com Carlos Daniel para dar uma promoção a Viviana. Viviana, ao ver a joia que Willy lhe deu, arrumou logo um jeito de dar o golpe da barriga nele, o seduzindo e o levando para a cama, mas ela descobre que a joia era roubada da esposa dele e que Willy está na miséria, já que Estefanie cinseguiu o divórcio com um advogado e fez com que Willy perdesse o direito a parte dele na separação.
Viviana, disposta a se vingar dele, acaba falando para a família que está grávida de outro homem, e que ele se chama Willy, da família de donos da empresa Bracho. Todos ficam chocados e Viviana alega que foi estuprada por ele na saída da fábrica, o que desespera a sua madrinha, e as duas denunciam Willy. Leandro, o noivo de Viviana, dá uma surra em Willy, quase o matando. Willly então é preso e condenado.
Viviana consegue dar o golpe em seu noivo, que casa-se com ela. Leandro aceita criar o filho dela com Willy, sem saber que Viviana sempre o traiu com vários homens e que foi para a cama com Willy porque quis.
Luciano e Lêda são presos por diversos crimes cometidos, inclusive tentaram matar Paola e Carlos Daniel, mas foram capturados pela polícia e terminam infelizes na cadeia.
Após alguns meses na casa Bracho, Paola resolve aparecer para todos andando, como se houvesse se recuperado e causa ainda mais ódio em Carlos Daniel. Ela passa a seduzi-lo, e falar as verdades para ele, dizendo que o traia pois ele não era um homem suficiente, o que faz Carlos Daniel perder a cabeça, mas não pode bater nela, e ela ri do descontrole do marido.
Rapidamente, Elvira entendeu o porquê da repugnância e do desprezo com o qual os Bracho tratavam Paola, ao ver que ela não vale nada e não lhe dará dinheiro nenhum. A enfermeira relata todo o ocorrido a família, que ela fingiu estar inválida para ficar com o dinheiro da família, e agora que apareceu andando, ela planejava matar Carlos Daniel envenenado e ficar com a fortuna dele, mas a família não demonstra muita surpresa, pois já esperavam isso de Paola.
Paola acaba ouvindo a denúncia da enfermeira traidora e a sequestra. Elas partem em direção a uma estrada deserta e longínqua, com o carro em alta velocidade. Transtornada, a Senhora Bracho passa a ameaçá-la de morte, totalmente louca e descontrolada. O carro vira e capota no barranco e explode.
A enfermeira e Paola são arremessadas para fora do veículo. A primeira morre e a segunda é levada para o hospital. Estephanie descobre que é adotada e que é filha da governanta Adelina, e que foi traída por Willy e que ele está preso. Mesmo tendo se divorciado ele, ainda o amava. Ela acaba por enlouquecer, ainda mais por saber que Willy a roubou. A filha de Adelina, acaba num sanatório, achando que é uma freira.
Paola entra em coma e, definitivamente se arrepende de seus atos deploráveis. Ela roga em favor do perdão de todos, em especial do então marido Carlos Daniel, que comovido e ciente da gravidade da ex-mulher que encontra-se verdadeiramente inválida e incapaz, resolve perdoá-la em absoluto de todos os male-feitos da esposa, que então morre.
Paulina se culpa pela morte de Paola e decide colocar o túmulo desta entre ela e o seu amor definitivamente. Ela quer esquecer Carlos Daniel de qualquer forma.
Paulina passa a namorar e resolve se casar com o advogado Edmundo Cerrano. Eles viajam e Paulina tenta estar feliz com ele, mas não consegue tirar Carlos Daniel da cabeça.
Em última instância, ciente do desvaneio pelo qual se deixava levar, a gêmea milionária desiste de casar com Edmundo, vendo que só queria esquecer Carlos Daniel e que assim seu casamento não seria feliz. Edmundo entende e deixa Paulina ir. Ela segue o conselho de Paola, que antes de morrer, exigiu a união conjugal entre a irmã e Carlos Daniel.
Paulina Martins e Carlos Daniel Bracho se casam na igreja, ao lado de Lizete, Carlinhos e do filho de Estephanie, que eles passam a criar, e vivem muito felizes. Na lua-de-mel, Paulina se descobre grávida e fica realizada com sua nova família.


11 comentários to “HISTÓRIA”

  • 12 de dezembro de 2012 13:23
    geovanna says:

    legal que massa ver a história da novela.

  • 17 de dezembro de 2012 09:42
    OBFOG says:

    Muito boa a novela!!1 ótima novela!! show de bola!! eu queria saber qual a cidade no mexico que a Gabriela Spansh mora... a melhor novela do mundoooooooooo!!!

  • 4 de janeiro de 2013 12:26

    Parabéns pelo resumo!!! Assim não vou mais sacrificar meus estudos para ficar vendo a novela!!! Valeu mesmo!

    P.S A Paulina é um exemplo de perseverança e bondade!!! Muito mais saudável do que as novelas da globo (na minha opinião).

  • 19 de janeiro de 2013 12:05
    Adri@.com says:

    Foi a melhor novela que ja assisti em minha vida,adoro a usurpadora.

  • 19 de janeiro de 2013 12:10
    Adri@.com says:

    Adoro essa novea,passe o tempo que passar,sempre me emocionarei.

  • 6 de fevereiro de 2013 15:51

    Muito boa, só fiquei chateada com o fim da Estephanie no sanatorio, independente de tudo ela merecia ser feliz :/ *-*

  • 13 de fevereiro de 2013 19:13

    Tem muita coisa que não foi colocada na novela, talvez na primeira versão sim, de 1972 a de 1997 foi mudado pelo resumo que vi.

  • 14 de fevereiro de 2013 11:07

    Otiima novelaa..!!

  • 23 de fevereiro de 2013 20:17
    Nicolly Dias says:

    alguem ai sabe, quantos anos a paulina tem na novela ? tipo, quantos anos ela tem na novela ? NAO É NA VIDA REAL ! É NA NOVELA, TIPO: A PAULINA É UMA MOÇA POBRE, DE 25 ANOS, QUE VIVIA NUMA HUMILDE CASA.... essas coisas ! alguem sabe o a idade dela ?

  • 9 de março de 2013 19:17
    clara hellen says:

    e a novela que numca saira da minha cabeça

  • 4 de abril de 2013 13:16

    A Paulina tem isso mesmo, 20 e poucos anos... é bem nova porque ainda é virgem!!! rss

Postar um comentário

Ouça a música da abertura no Player abaixo

Ouça o tema da Ira de Paola Bracho no Player abaixo

Recado de Paola Bracho para você!!!

 

O Diário de A USURPADORA Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates